Press ← and → on your keyboard to move between
letters
Querido Futuro Eu,
Nesse momento do passado, você estava terminando o primeiro (na verdade segundo, pois a universidade é muito confusa e caótica, mas é o seu primeiro) semestre do curso de Jornalismo EAD da UCPel, já que você precisa permanecer com vínculo nela até poder realizar transferência para o curso de Arquivologia da FURG, e com isso, escolheu o curso "menos pior" (na sua visão) para fazer isso, já que a Psicologia estava te consumindo muito, e o curso presencial era muito mais caro do que o curso à distância, não valendo a pena permanecer nele, até porque você não pretende terminá-lo. Você está odiando e não vê a hora de não ter mais que continuar fazendo os trabalhos desse curso e não ter mais que lidar com o seu grupo de trabalho, pois Jornalismo envolve bastante trabalho em grupo, algo que você espera ter o máximo de distância possível no seu curso pretendido. Você está aguardando ansiosa e impacientemente pelo lançamento do edital do Processo Seletivo de Ocupação de Vagas Ociosas da FURG, esperando que haja vagas para o curso de Arquivologia, na modalidade de transferência, e sem exigência de requisitos para ingressar (já que o seu curso de Psicologia não possui nenhuma disciplina que seja possível fazer aproveitamento). Não há previsão da data de lançamento e nem certeza sobre essas necessidades mencionadas, então você está dependendo da sorte, mas está bem confiante, esperançoso e pensando positivo em relação a isso, mas não aguenta mais ter que esperar por isso. Mas não adianta, não há o que fazer, não há como forçar o tempo a passar mais rápido, então só resta aguardar. Ultimamente você inclusive tem visto muitos números iguais/repetidos, no relógio principalmente, e está recebendo e interpretando isso como um sinal do universo de que está tudo indo para o caminho certo (especialmente em relação a esse edital e à Arquivologia), e que vai dar tudo certo para nós, nos nossos planos e sonhos. Estou torcendo para que haja a vaga para você e dê tudo certo no processo de inscrição, pois esse definitivamente é o curso/carreira que melhor encaixa com a gente, com nossa personalidade, valores, visão de mundo e modo de pensar. Embora a faculdade seja exaustiva, estudar seja cansativo e nós saibamos que novamente vai ser frustrante e vai sugar nossas energias, ao menos sabemos que vamos estar estudando para trabalhar em algo que realmente gostamos, e isso irá nos incentivar e impulsionar a seguir em frente, diferente de como estava sendo no curso de Psicologia.
Você também está começando a desenvolver certo hiperfoco em tocar bateria, que há bastante tempo atrás você já tinha interesse, mas até então, ele não superava a sua baixa tolerância a frustrações causada pelo seu perfeccionismo excessivo, e sua ansiedade, que em conjunto, o tornam alguém que gostaria de conseguir fazer as coisas com perfeição instantaneamente, não querendo passar pelo processo de aprendizagem, treino e prática, que envolvem cometer muitos erros ao longo do caminho, necessários para atingir seu objetivo (seja tocar bateria, seja desenhar, etc), mas que você gostaria muito de poder pular, pois você quer ser baterista, e não ter que treinar para isso. Agora, você parece estar finalmente adquirindo uma vontade muito grande de ser baterista, grande o bastante para se submeter a esse cansativo e frustrante processo de treino, que é ainda pior por você ter uma coordenação motora um tanto ruim devido ao autismo, e com isso, uma dificuldade um tanto maior de tocar instrumentos utilizando as duas mãos, sendo necessário um nível maior de esforço e empenho da sua parte. Você encontrou uma professora de bateria no TikTok muito maneira e didática (além de linda...), e isso está te animando bastante para se dedicar mais. Estou torcendo para que você não desista e dê o seu melhor para concretizar esse sonho, pois nós dois sabemos como você acha a bateria um instrumento incrível, maneiro e sensorialmente agradável (embora barulhento), e como gostaria de ser baterista.
Em muitos momentos, é muito difícil para mim seguir em frente e fazer com que o nosso futuro continue existindo. A vontade de desistir é muito grande, mas temos uma gata adorável que precisa ser cuidada, e que nos dá um grande suporte emocional em meio a todo o caos e frustração que é viver, principalmente convivendo com nossa caótica mãe. Também não podemos deixar nosso melhor amigo sozinho, ele precisa muito da gente, e vocês precisam apoiar e dar suporte emocional um ao outro. Um dia teremos nossa tão sonhada casa com ele, nossos gatos, e você vai ver como é forte, e como tudo deu certo no final.
Agora, nesse momento no futuro no qual você está lendo essa carta, se tudo correu como o planejado e esperado, você provavelmente está iniciando ou prestes a iniciar as aulas na FURG, no seu tão desejado curso de Arquivologia. Mesmo que estudar na faculdade não seja algo desejável e nem interessante para nós, é necessário se desejamos/precisamos ter um trabalho formal que exige formação de ensino superior, que no caso, é o de arquivista, então não é que a faculdade vai ser maravilhosa e um mar de rosas, mas esse é o melhor curso para nós, o que vai ser menos exaustivo e mais fácil de tolerar.
Caso as coisas não tenham saído como o esperado por algum motivo, provavelmente você vai estar se preparando para fazer o Enem. De qualquer forma, continuo sempre torcendo por você, independente do rumo que a sua vida tomar.
Espero muito que você não deixe suas ansiedades, paranoias e a ideação suicida tomarem conta, por mais difícil e insuportável que a vida seja para nós. Não esqueça que existem sim pessoas que se importam com você e que precisam de você, por mais que muitas vezes você ache que elas só fingem e na verdade gostam cada vez menos de você e/ou só te suportam, e a sua gata também precisa de você e te ama. Você vai conseguir superar tudo isso, vai conseguir ter o seu próprio espaço tranquilo e agradável longe da sua mãe, com a pessoa e os gatos que você ama, e com a sua gata finalmente estando protegida sem acesso a rua, algo que eu sei que te atormenta e preocupa diariamente. Estou torcendo para que você esteja melhor do que eu, para que a sua vida esteja se dirigindo para um caminho melhor, e não pior.
Atenciosamente,
Eu.
Epilogue
5 months laterQuerido(a) eu do futuro,
Bom, as coisas não ocorreram exatamente como o planejado porque não tinha vaga para Arquivologia pela modalidade de transferência. No entanto, também não estamos estudando para...
This user has written an update to this letter.To see what they wrote, please
Sign in to FutureMe
or use your email address
Create an account
or use your email address
FutureMe uses cookies, read how
Share this FutureMe letter
Copy the link to your clipboard:
Or share directly via social media:
Why is this inappropriate?